Os filhos da mãe, segundo o NJovem


Novos Consumidores 2 - Parte 1/5: Os Filhos da Mãe from njovem on Vimeo.

A pesquisa Novos Consumidores 2, do Núcleo Jovem da Editora Abril, destaca a importância do papel da mãe na construção da identidade do jovem urbano brasileiro. Cada vez mais, a separação dos pais deixa uma marca importante, a da presença feminina na formação de meninos e meninas. No discurso dos jovens entrevistados, como se pode ver no vídeo, o que se vê, no entanto, não é a mãe que dá carinho, alimenta e cuida, somente. É a mãe que trabalha e que sustenta o filho, deixando o legado do "faça você mesmo".
Por um lado, é mais uma conquista feminina a ocupação de um espaço antes vistado apenas pelos homens, qual seja, o do imaginário de força e autosuficiência, presente na fala dos pesaquisados. Por outro lado, porém, os dados da pesquisa indicam que o homem, cada vez mais, se liberta do papel de provedor e de formador de caráter, especialmente de seus filhos do sexo masculino.
A discussão, aqui, não permeia as questões de gênero, mas de identidade: a mãe é, hoje, a maior referência para os jovens brasileiros, o que pode indicar a transformação de valores hegemônicos em nossa sociedade.
Eu, particularmente, acho isso ótimo.

Pesquisar este blog