Emmos e floggers em guerra na Argentina



Dyna, minha aluna uruguaia, me contou que os floggers e os emmos estão em guerra na Argentina. Literalmente. Busquei no Youtube e compartilho com vocês um video de 6 minutos que mostra a briga em praça pública. Além disso, o programa destaca Cumbio, uma menina flogger, que virou celebridade por lá e apresenta algumas tribos urbanas, suas singularidades e diferenças. Cumbio, como todos aqueles a quem inspira, também não gosta de ser chamada de emmo, embora se pareça muito com um.
Em outra ocasião, já escrevi sobre a questão do controle social entre os jovens, especialmente na internet. Os wannabes não são muito respeitados, já que querem ser, mas ainda não são. E, quando identificados, são repreendidos nas comunidades onde tentam entrar. As patricinhas também sofrem acusações por não facilitarem a sociabilidade.
Enquanto a disputa por espaço social, entre os jovens, permanecer no âmbito do discurso, do comportamento e do consumo, tudo bem. Tudo ótimo, na verdade, pelo menos para mim, que vivo de observar tais movimentos. Porém, quando a disputa vira briga, é tema para outros antropólogos, que estudam, com muita propriedade e enorme relevância, a violência entre os jovens.

Pesquisar este blog