Dúvida radical

A "dúvida radical" é um preceito que fundamenta a natureza do trabalho do pesquisador. Especialmente na antropologia, devemos sempre duvidar do que nos cerca, inclusive de nossas certezas. Este é o espírito deste blog, que se inspira na ambivalência da juventude para explorar questões contemporâneas de nossa sociedade.
Afinal, o que é a juventude, senão a própria experiência da dúvida radical? Entre ser criança ou adulto, igual ou diferente, rebelde ou comportado, escolhas certas não existem, pois o que importa é ter escolhas. Na costrução de sua identidade, o jovem ora é um, ora é outro, e ainda pode ser muitos.
A juventude sequer é privilégio de quem ainda não chegou aos 30 - e nem aos 40, 50 ou 60 anos. Ser jovem, hoje, é uma regra. Nunca a juventude esteve em posição tão privilegiada socialmente - hoje, seus valores são hegemônicos. O corpo ideal é o do jovem, assim como ideais são seus múltiplos estilos de vida, suas motivações para o consumo ou suas diferentes - e tecnológicas - formas de se comunicar. O mundo se juveniliza.

Pesquisar este blog